20.10.24

O livro

O livro

O livro,
Como um roteiro,
Capaz de me fazer prender a respiração,
Cuidar até o fim,
Como trazer paz para a morte,
O livro como um oráculo,
O livro que se apresentou tão verdadeiro
Que acabou me parecendo uma revelação,
Cuja palavra foi me levando devagarinho
Para um lugar onde o medo habitava no meu coração,
O livro,
Como quem desvendava um segredo,
O livro,
Como quem ia me conduzindo pela mão,
E me fazendo perguntas,
E me oferecendo respostas,
E me mostrando muito além da simples explicação,
E bem mais que isso,
Confrontando meus pensamentos,
Desafiando minhas verdades,
Vasculhando minhas memórias,
E chamando por minha razão,
O livro,
Como um achado,
O livro como um chamado,
Como um degrau que eu ia subindo
Assustado, 
Mas definitivamente sem hesitação,
O livro,
Ressignificando meu passado,
E necessariamente o meu futuro,
Como se já estivesse estado sempre em minha mão,
O livro,
Que ao mesmo tempo ia me assustando, 
E me acalmando,
E abrindo os meus olhos,
E me fazendo pensar,
O livro bom que ia me desafiando,
Ao mesmo tempo que parecia me abraçar,
O livro, 
Como um presente precioso,
Como um perfume de essência rara de encontrar, 
O livro 
Que eu tenho agora junto comigo, 
Meu derradeiro guia de cuidar.

II

Cuidar até o fim. 
Não a palavra. Muito mais a ação. 
Como aquele que assume um compromisso:
Cuidar até o fim como única opção. 

Do nascimento à morte. 
E depois da morte, como se a morte não ocupasse a última posição, 
Cuidar até o fim. Cuidar a vida inteira. 
Fazendo desse cuidado uma missão. 

Cuidar da vida desde o primeiro dia,
A forma mais delicada de poesia, 
O jeito mais suave de dizer amar,

Cuidar da vida, como quem confia 
Na grande impermanência das coisas que nos guia,
Às vezes só é necessário esse cuidar...

Nenhum comentário: