26.2.02

Amigos

Amigos:
Há os que chegam
Enquanto outros se vão.
Há os que sim, porque sempre...
E há os que às vezes não...
Amigos que permanecem
E outros, feito apagão,
Que as vezes desaparecem
Sem razão...
Amigos que ficam junto...
Amigos que vão embora...
Amigos que falam muito...
Amigos por quem se chora...
Amigos que a gente espera...
Amigos com quem se conta...
Amigos que até parecem de outra esfera...
Amigos de faz-de-conta...
Amigos pra todo dia...
Amigos pra toda vez...
Amigos por mais perfeita companhia...
Alguns que valem por três...
Amigos que morrem cedo...
Amigos que nunca vem...
Amigos que não tem medo...
Amigos que não tem bem...
Amigos de toda hora...
Amigos de qualquer jeito...
Amigos que a gente adora...
Amigos que a gente traz dentro do peito...
Alguns que a gente pensa que conhece...
Outros que a gente nem tanto...
Amigos de quem a gente até se esquece
Vez em quando...
Amigos que a gente lembra todo dia...
Alguns feito pedrinhas no sapato...
Alguns total harmonia...
Outros feito cão e gato...
Amigos que a gente cria com vontade
E mantém sempre do lado...
Alguns outros granjeados com a iniqüidade
E com o pecado...
Amigos de toda sorte...
Amigos de toda dor...
Amigos de todo porte
E toda cor...
Amigos contaminados...
Amigos com depressão...
Amigos abandonados...
Amigos sem coração...
Alguns amigos sem nome...
Alguns amigos sem lar...
Alguns amigos com fome
Outros a se empanturrar...
Amigos...
Há os de quase todo dia...
Há os amigos só de vez em quando...
Há os que são gostosa companhia...
Há os que vivem chorando...
Há os que não trazem nada...
Há os que fazem demais...
Há os que vivem seus Contos de Fada...
Há os que nunca tem paz...
Amigos...
Às vezes é impossível compreende-los...
E outras, impossível viver sem...
Não há uma receita de obte-los...
Por que os amamos? Não se sabe bem...
Às vezes começamos a perde-los
De um jeito complicado de explicar
Como se fosse a queda dos cabelos
Que a gente não consegue controlar...
Às vezes somos nós que os dispensamos
Como quem olha e finge não olhar,
E um dia, quando já nos afastamos,
Tentamos recuperar...
Amigos...
Único junto, mesmo quando só...
Único vôo, mesmo quando chão...
Único enorme, mesmo quando pó...
Único sim, ainda quando não...
O único que fica quando acaba...
O único que vai sem ir embora...
O único que cai e não desaba...
O único que dói quando ele chora...
O único que rima com carinhos...
O único que espanta a solidão...
Caminho que são todos os caminhos...
Única contra-mão que é sempre mão...
Ao mesmo tempo pai e mãe e filho,
Mulher, artista preferido, luz,
Poema, musica, desejo, brilho,
Canto suave, bossa nove, blues...
Estrada, oásis, alicerce, trilho,
Dedicação, passada de avestruz,
Repetitivo, feito um estribilho,
Maravilhoso, feito olhos azuis,
Contagiante, feito catapora,
Que salta aos olhos, feito ver o mar,
Absoluto, feito a onda sonora,
E tão incompreensível quanto amar...
Amigos...
A minha pílula de alma lavada...
Com quem sempre contei na minha dor...
Varinha de condão da minha fada...
A quem sempre confio o meu amor...
Por quem me descontrolo quando a vida
Afasta-os, vez em quando, dos meus dias.
Como se fosse um beco sem saída...
Como um poeta sem fazer poesias...
Amigos...
De quem eu recebi tanto carinho...
Por quem eu derramei tanto suor...
A quem me entrego sempre e de mansinho...
Pra quem eu fiz canções em tom maior...
Com quem caminho sempre quando ando...
Com quem divido sempre a minha cruz...
De quem sinto saudades, vez em quando...
Aonde eu guardo e bebo a minha luz...
Amigos...
Se é impossível compreende-los, ame-os...
Quer evitar perde-los? Deixa-os ir...
É tão difícil esquece-los? Chame-os...
Se é bom tê-los por perto, deixa-os vir:
Bonitos, feios, magros, altos, mancos,
Ripongas, mauricinhos, dançarinos,
Mulatos, negros, amarelos, brancos,
E as meninas, e os meninos,
Amigos de Arraial, de Conceição,
Itaperuna, Manhuaçu, Linhares,
Peró, Sossego, Barra de São João,
E de Ipatinga, e de Valadares...
E tricolores, e Vascaínos,
Botafoguenses e flamenguistas,
Eu só não tenho amigos argentinos
E nem amigos nazistas...
Eu sempre precisei dos meus amigos
Do modo, exatamente, como são...
Azedos, incoerentes, agressivos...
Às vezes inconvenientes, outras não...
Às vezes descuidados, esquecidos,
Por vezes abusivos, abusados...
Às vezes silenciosos, retraídos,
Por vezes atrevidos, muito ousados...
Às vezes cheios de não me toques...
Às vezes cheios de disse-me-disse...
Às vezes permanentes como inox...
Às vezes passageiros como giz...
Às vezes como as frases de Quintana,
A musica do Chico, a mão do Tom,
Amigos como o mar, Copacabana,
Domingo à tarde, praia do Leblon...
Amigos...
Razão maior da minha vida inteira...
Verso que mais me agrada de escrever...
Letra que eu vou cantando de primeira...
Única dor que eu sofro sem sofrer...
Única cor que são todas as cores...
Único som que são todos num só...
Amor acima desses quaseamores...
O único menor que é bem maior...
A única coisa que fica
Depois que a festa se acaba...
O que não se justifica
Nem se explica...
Programa que nunca trava...
Amigos...
Tive, tenho, terei, procuro, quero,
Gosto, faço por ter, preciso, tento,
Divido, evito perder, por isso espero,
E é bom cada vez que eu experimento...
Amigos...
Milhares, mas que nunca se copiam...
Delicias, cada um com seu sabor...
Completos, mas mesmo quando esvaziam
Não perdem seu perfume ou sua cor...
Por isso
Os meus amigos
São mais parte de mim do que sou eu
Porque sem eles sou pela metade...
A Roma que não tem seu Coliseu,
Igreja da Matriz que não tem padre...
Hidrante seco, caneta sem tinta,
Verso sem rima, ritmo sem som,
Garrincha driblando sem finta,
A Broadway sem letreiros de néon...
Amigos...
Que me perdoem os auto-suficientes
E os que não precisam de ninguém,
E os que se amam demais, não são carentes,
E os que se tratam sempre muito bem,
Que me perdoem os mais coerentes
Mas a felicidade que eu procuro
Além do muro enorme que me cerca,
Minha felicidade de além-muro
Está no outro que me completa:
E cada amigo é a pessoa certa
De que eu preciso pra ser feliz...
Que me perdoem os bem resolvidos
E os que só vivem pros seus umbigos:
Eu gosto mesmo é dos meus Amigos...

Nenhum comentário: